:: 1 - O turista acidental (2001)
A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados.
Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757. O avião se aproxima da torre pelo norte e o prédio que teria sido atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto.:: 2 - Criança doente precisa de ajuda (1989)
Essa farsa tinha ares de realidade. Tudo começou em 1989, quando Craig Shergold, uma criança de nove anos diagnosticada com câncer, pensou numa forma de realizar seu sonho de entrar para o Guiness Book. Craig pediu que as pessoas lhe enviassem cartões de agradecimento e elas assim o fizeram.
Em 1991, 33 milhões de cartões já tinham sido enviados, superando de longe o recorde anterior. Contudo, ironicamente, o site do livro de recordes não contém e nem menciona nada a respeito de Craig Shergold como a “pessoa que mais recebeu cartões de lembrança no mundo” – provavelmente, porque eles não querem encorajar ninguém a tentar superar essa marca.
Felizmente, os médicos conseguiram remover o tumor e Craig hoje é um adulto saudável. Porém, seu pedido por cartões se transformou numa brincadeira sem fim. Variações do tema incluem uma menina morrendo de câncer e um garoto com leucemia querendo começar uma corrente de cartas eterna.
Uma delas traz uma garota com queimaduras supostamente adquiridas num incêndio no WalMart e alega que a America OnLine vai custear os gastos médicos somente se “você enviar este e-mail para TODOS QUE VOCÊ CONHEÇA”. Já basta para sacar que se trata de uma farsa.
:: 3 - Bill Gates distribui dinheiro (1997)
“É verdade. Pensei que fosse boato, mas aconteceu com um amigo meu. Parece que a Microsoft está testando algum novo programa para rastrear e-mail e a empresa precisa de voluntários para ajudar. Ele me mandou um e-mail que recebeu da Microsoft – o e-mail era do próprio Bill Gates! Duas semanas depois, como recompensa pela participação, meu amigo recebeu um cheque de milhares de dólares”.
:: 4 - Taxa de cinco centavos por e-mail (1999)
O e-mail começa com “Caro assinante de internet, o governo dos Estados Unidos está forçando uma medida legislativa que irá afetar seu uso da internet”. Segundo a correspondência eletrônica, a “medida 602P” autorizará o serviço postal dos EUA a considerar uma cobrança de cinco centavos de dólar por cada e-mail enviado.
Não seria uma forma ruim de evitar a enxurrada de correntes e fraudes do mundo digital. Esse alerta, que explodiu em 1999, não era verdade. Mas era plausível o suficiente para enganar Hilary Clinton durante um debate em 2000, quando ela concorria ao senado.
:: 5 - O e-mail nigeriano 419 (2000)
“Caro Sr.”, começa. “Antes de mais nada, peço um momento de confiança nessa troca. Deixe-me começar me apresentando apropriadamente...”. Certamente você já recebeu um desses e-mails secretos e confidenciais prometendo uma grande recompensa para ajudar alguém a trazer dinheiro para o país.
Tudo que você precisa fazer é confiar a essa pessoa informações quase nada confidenciais, como o número do seu banco e da sua conta.
Trata-se do golpe Nigeriano, também conhecido como fraude avançada ou golpe 419 (chamado assim por causa do número do artigo do código criminal nigeriano a que se aplica esse tipo de prática).
Os pioneiros desse esquema apareceram em 1980, na forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).
:: 6 - Tráfico de órgãos (1996)O título começa com a seguinte exclamação: “Turistas, cuidado!!”. Se isto não chamar sua atenção, a história a seguir certamente conseguirá. A mensagem alerta sobre uma onda de roubo de órgãos em Nova Orleans e Las Vegas, em as vitimas são drogadas e têm um de seus rins extirpado para ser vendido. Mas, não há motivo para ter medo. De acordo com a National Kidney Foundation, essa situação nunca aconteceu e se trata de uma lenda urbana.
:: 7 - Você pegou um vírus! (de 1999)
Não existe um vírus Teddy Bear ou mesmo um sulfnbk.exe ou Um Cartão para Você (“O pior vírus já criado!... A CNN já fez o alerta, por favor repasse esta mensagem para todos que você conhece”).
A farsa do jdbmgr.exe (também conhecido como Teddy Bear, porque o arquivo jdbgmgr.exe é representado por um ícone de ursinho) alertava internautas sobre uma mensagem de e-mail com risco de infecção de um vírus enviado via mala direta do Microsoft Messenger e que deveria ser apagado imediatamente.
Mas, na verdade, não havia vírus e infelizmente o jdbgmgr.exe era um arquivo Java necessário. Com sua insistência em afirmar que o arquivo em questão, legítimo, era um vírus, a farsa sulfnbk.exe afetou até usuários mais experientes. Muitas pessoas o removeram.
De forma parecida, o golpe do Um Cartão Virtual para Você afirmava que a McAfee tinha descoberto um vírus que, quando aberto, destruía o HD de um sistema infectado e automaticamente se enviaria para todos os contatos na lista de e-mail do usuário. Logicamente ele não fazia nada - a não ser assustar as pessoas.
:: 8 - Microsoft compra o Firefox (2006)O pesadelo da comunidade do software livre. Em outubro de 2006, um site até então desconhecido anunciava a compra do Firefox pela Microsoft e promovia o novo Microsoft Firefox 2007 Professional.
O site fala dos novos atributos do browser e oferece anúncios em vídeo do produto. Era tudo uma grande mentira, mas a imagem da caixa do Microsoft Firefox 2007 era tão bem elaborada e profissional que muitos entusiastas do Firefox ficaram apreensivos.
Marcadores: Noticia •
0 comentários:
Postar um comentário